Rendimento CDI: Investimento, Taxa de Juros e Série Histórica

Como Funciona o CDI: Investimento em Renda Fixa

É comum que nossos clientes que desejam saber mais sobre investimento em renda fixa queiram aprofundar seu conhecimento no mercado financeiro, procurando saber o que é CDI, taxa de juros fundamental do investimento CDB, por exemplo, e que também respondem às perguntas relacionadas a o que é o tesouro direto, outra possibilidade que algumas corretoras de investimento oferecem.

Como Funciona o CDI: Investimento em Renda Fixa

Neste post procuramos elucidar tudo sobre CDI por meio de textos e vídeos cuidadosamente escolhidos a quem deseja saber mais sobre investimentos financeiros e, para te ajudar nessa tarefa elucidativa, disponibilizamos o menu de navegação rápida logo abaixo:

Significado de CDI

Antes de falar sobre investimento CDI, é importante evidenciar o significado de CDI, sigla referente a Certificado de Depósito Interbancário.

O que é certificado de depósito interbancário?

Quando se fala em Certificado de Depósito Interbancário, procura-se destacar a taxa CDI, por meio da qual os bancos remuneram empréstimos entre si e que está vinculada a taxa de juros governamental, sempre lembrada quando se pensa em aplicação de tesouro direto, através da qual o país paga por seus empréstimos e procura atuar como política pública para geração de empregos. Sendo assim, o certificado de depósito interbancário se interliga com a dívida pública, sendo fator de medição da “saúde financeira” de um país e pode ser elevada ou diminuída de acordo com as políticas econômicas vigentes, por ser tratada como um custo oportunidade quando comparado à aplicação no tesouro direto.

Taxa de juros CDI

No vídeo a seguir, mais alguns conceitos sobre o que é a taxa CDI e como é feita aplicações financeiras baseadas nela são evidenciados, confira!

Conforme destacado antiormente, a taxa CDI reflete ao que o governo paga pelo capital. Dessa forma, se essse deseja segurar a inflação, irá aumentá-la. No entanto, tal atitude pode prejudicar a geração de empregos, pois o investidor irá dar preferência a essa aplicação, que, diferentemente de “colocar” o dinheiro em uma empresa, irá remunerar apenas o capital, sem necessariamente, gerar empregos, já que o destino da verba será ditada exclusivamente pelo governo, que, infelizmente, costuma ter outros interesses além de pouca experiência técnica e apreço pela eficiência e eficácia comumente objetivadas em empresas privadas, que tendem a aumentar a qualidade enquanto reduzem custos quando ambientadas no mercado competitivo.

Série histórica do CDI

A série histórica do CDI é uma variável muito levada em conta quando se pensa em “investir no CDI“, e pode ser acessada no site da CETIP, todavia é preciso ressaltar que cenários políticos que costumam servir de previsão, tratadas como projeção CDI, também influenciam, e muito, na decisão de possíveis intestidores. Por isso, ao analisar a série histórica do CDI, procure sempre fazê-la junto a um especialista que também acompanha o noticiário e está por dentro das principais questões políticas do Brasil e do mundo, situação que disponibilizamos na Prospen por meio da nossa equipe de consultores financeiros. Em vista disso, gostaríamos de convidá-lo a entrar em contato com a gente, adoraríamos saber como podemos te auxiliar a fazer o dinheiro render mais em um menor espaço de tempo! ;-)

Correção CDI

Caso queira saber sobre a correção CDI para algum investimento, remuneração ou comepnsação financeira que seja vinculado à taxa CDI, nós, da Prospen Investimento, gostaríamos de disponibilizar o simulador CDI a seguir, onde é possível fazer diversas previsões acerca das suas expectativas econômicas.

Como investir no CDI

Conforme destacado acima, o correto seria indagar-se sobre o que pode te remunerar acima da taxa CDI, já que a remuneração utilizada em Certificado de Depósito Interbancário é apenas um indicador financeiro, e não uma oportunidade de investimento em si. Dessa maneira, entre em contato com nossos consultores financeiros e fique por dentro sobre as principais possibilidades de investimento, que respeitem seu capital e garantam maior remuneração em menos tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *