O que é Taxa Selic? Como Funciona? Como Investir? – Banco Central

O que é Taxa SELIC - Como Investir

A taxa SELIC representa o principal título publico do governo, utilizado como garantia de pagamento da CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que, por sua vez, referencia a taxa de juros entre os bancos para garantir o cumprimento da lei que demanda às instituições financeiras não terminarem o dia com o caixa deficitário. Dessa forma, a taxa SELIC, é praticamente a mesma da CDI, que por sua vez é utilizada como principal indexador para outros investimentos de renda fixa, como a rentabilidade CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário) ou LCA (Letras de Crédito Agropecuário).

O que é taxa SELIC

A partir da breve explicação acima sobre o que é taxa SELIC, esta pergunta já é respondida. Entretanto, podemos nos aprofundar destacando o significado de SELIC, sintetizadora de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, sendo, basicamente, o quanto o governo remunera a quem o empresa dinheiro. Esse mecanismo existe tanto para, realmente, financiar o governo para se manter quando o caixa está baixo, quanto como mecanismo de freio contra o aumento inflacionário, pois em um cenário de boa economia, a demanda aumenta e os empresários tendem a aumentar o preço. Todavia, quando o governo “enxuga” a verba existente no mercado, ele reduz a demanda, fazendo com que as ofertas sejam barateadas para que se garanta a venda.

Como funciona a SELIC?

Tanto nos textos acima, quanto no vídeo anterior, clarificamos como funciona a SELIC, todavia no que se encontra em destaque nesta seção, é possível fixa esse conteúdo de maneira que se garanta o completo entendimento desse investimento em títulos públicos. Além disso, o apresentador exemplifica o comportamento de compra do investidor que é explicado pelo custo oportunidade, conceito de mercado que referencia a comparação, que pode ser até inconsciente, sobre o quanto compensa ou não um investimento quando relacionado a outro.

Como investir em títulos do tesouro

Não é um grande segredo saber como investir em títulos do tesouro, entretanto um grande diferencial de corretoras que oferecem esse serviço de investimento em títulos públicos é a comparação do rendimendimento de renda fixa dessa modalidade quando comparada as outras possibilidades do mercado. Sendo assim, gostaríamos de te convidar a entrar em contato com a gente e se aprofundar um pouco mais acerca do seu perfil de investidor e das opções de aplicação de capital disponíveis no mercado.

Com a consultoria financeira dos agentes de investimento da Prospen, você ficará mais à vontade e seguro sobre as tomadas de decisão acerca dos diferentes tipos de investimento disponíveis no mercado. Além disso, a assessoria da Prospen sobre finanças pessoais, aplicações financeiras ou seguros de saúde, são gratuitas. Sendo assim, não há motivo para não entrar em contato agora mesmo e tirar quaisquer dúvidas que ainda tiver sobre o que é taxa SELIC ou qualquer outra que necessite ser elucidada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *