O que é LCI? Investimento: Taxa de Rentabilidade e Como Investir

O que é LCI: Taxa de Rentabilidade

Há os que desejam saber como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Todavia, o mais usual, dentre os nossos clientes, é que nos abordem procurando uma possibilidade de retorno sobre investimento em renda fixa que lhes dê mais segurança, como o de rentabilidade baseada na taxa LCI e LCA, por exemplo, pois, além de permitirem ganhos mais elevados que a poupança, não necessitam o pagamento de imposto de renda, sendo possível retirá-lo a qualquer momento sem incorrer em grande perda de oportunidade. Também recomendamos que leiam o artigo sobre o que é CDI, uma taxa que influencia enormemente na nas letra de crédito que abordaremos a seguir.

O que é LCI: Taxa de Rentabilidade

Significado de LCI

É comum que possíveis clientes cheguem até nós perguntando sobre como investir em LCI ou rendimento LCI. No entanto, antes de mais nada, é preciso saber o significado de LCI, que referencia Letras de Crédito Imobiliário, um índice comumente utilizado para medir a saúde do setor ao qual faz menção em seu próprio nome. Confira maiores detalhes no vídeo em destaque a seguir que cobre o tema com boa profundidade. No entanto, caso ainda restar quaiquer dúvidas sobre como investir em LCI, entre em contato com consultores financeiros da Prospen, ficaremos felizes em elucidá-lo! ;-)

Como funciona a LCI

Assim como o investimento CDB, o investimento LCI é um dinheiro emprestado ao banco que o renatbiliza a taxas de juros previamente acordadas. No entanto, ela se diferencia da rentabilidade CDB por estar atrelada a um setor específico: o imobiliário. Dessa forma, quando alguém faz o investimento em LCI ele está garantindo maior liquidez ao mercado de de imóveis, tendo a instituição finaceira como intermediário entre a demanda e oferta. Outro fator que vale a pena ser ressaltado é o fato de que é o banco que assegura a garantia de pagamento, sendo, então, o único risco relacionado a este investimento a possibilidade de o banco, garantidor da transação, falir.

A taxa LCI, assim como praticamente todas as outras taxas de juros no Brasil, estão intrinsecamente relacionadas com o que o governo paga pelos títulos do tesouro direto, pois este é um investimento garantido por toda a nação, sendo por isso, considerado o mais seguro existente, contando sempre em análises de custo oportunidade levadas em conta, obviamente, por qualquer investidor.

O que são títulos do tesouro

No vídeo em destaque, é possível acompanhar em maiores detalhes sobre o que é o título do tesouro direto e alguns dos tipos de dívidas públicas disponíveis para investimento, como tesouro SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), taxa básica da economia brasileira na qual o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) se apóia e, consequentemente, toda a cadeia financeira do país. Caso ainda haja dúvidas, como sempre, estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Como investir em LCI

Muitas pessoas decidem por investir me LCI porque a rentabilidade LCI é isenta de imposto de renda, que tem girado em torno de 27,5% nos primeiros anos dos anos 2 mil.  Dessa forma, ao emprestar dinheiro para o banco, ele o disponibiliza ao mercado com taxas e juros mais elevadas, que cobrem os custos de manutenção e cobrança que asseguram o retorno do invesimento para toda a cadeia financeira, e te retorna conforme o acordado previamente em contrato.

Simulador LCI pós fixado

Confira o simulador LCI pós fixado e veja se ele atende a suas expectativas quando comparado às outras opções de investimento financeiro. Todavia, podem haver algumas discrepâncias deste simulador LCI com a realidade, dependendo da instituição bancária onde for fazer o investimento. Dessa forma, aconselhamos que entre em contato com os consultores financeiros da Prospen para saber maiores detalhes acerca da rentabilidade LCI quando comparada a várias outras possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *