O que é CDI: Histórico do Banco Central VS Selic – Como Investir

O que é Taxa CDI: Série Histórica e Simulador

No texto a seguir, elucidaremos um pouco mais sobre as questões que regem um investimento em renda fixa, como o que é tesouro direto e o rendimento CDI, fatores que definem os ganhos, inclusive, de quem deseja saber como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Dessa forma, te convidamos a assistir atentamente aos vídeos e ler as definições de cada termo tratado no artigo com atenção. Pois, com certeza eles têm grande poder de impactar seu controle financeiro pessoal e fazer com que sobre um pouquinho para começar a investir.

O que é Taxa CDI: Série Histórica e Simulador

O que sinifica CDI?

Muitas pessoas perguntam o que é CDI e, frequentemente, a resposta é apenas o que significa CDI, como sigla: Certificado de Depósito Interbancário. No entanto, na PROSPEN, acreditamos que o cliente merece uma explicação mais profunda sobre o seu investimento, pois, afinal, ele foi conseguido com muito trabalho e dedicação, merecendo o mais profundo respeito da nossa equipe de consultores financeiros. Dessa maneira, se você quer saber mais sobre os conceitos a seguir, continue lendo o texto e, caso queira algo específico, é só clicar nos termos:

Taxa CDI

Agora que a pergunta o que é CDI está respondida do ponto de vista significativo da sigla, vamos à taxa CDI. Esta varia de acordo com os juros pagos pelo governo pelo dinheiro que toma emprestado dos bancos, sendo, então, muito significativa sobre o dinheiro disponível no mercado. Mas porque o governo iria pegar dinheiro emprestado com os bancos se ele poderia simplesmente imprimir mais dinheiro? Porque alguns políticos afirmam que a taxa de juros deveria ser baixada “na marra” e outros não? E o que isso tudo tem a ver com investir em títulos do tesouro?

Porque o governo não imprime dinheiro

O governo não pode imprimir dinheiro, apesar de esta parecer ser a vontade de alguns políticos, simplesmente porque isso já foi tentado antes e constatou-se que a moeda também respeita a lei da oferta e demanda. Desse modo, não adianta os líderes políticos “despejarem” crédito no mercado, pois quanto mais há, menos valor de compra ele teria, aumentando, assim, a inflação e obtendo o efeito contrário ao desejado.

O que significa baixar a taxa de juros?

É muito comum vermos no jornal, o âncora narrando a série histórica da taxa de juros, mas não explicando o que isso significa, o que é bastante usual em diversos mercados e praticado como forma de gerar dependência do espectador ou cliente à quem está fornecendo o serviço, tal tática é chamada de ignorância intelectual e rigidamente rejeitada pelos consultores financeiros da Prospen.

Apesar de muitos políticos prometerem baixar a taxa de juros por simples vontade, na realidade, há meios de se fazer isso sem causar inflação e o motivo pelo qual muitos prometem isso é o fato de que uma taxa de juros baixa propicia a geração de empregos, pois, quando o governo paga menos pelo dinheiro que toma emprestado, os investidores têm maior necessidade de procurar outros meios de fazer seu capital render mais, o que seria possível através de empreedimentos. Entretanto, com mais rescursos disponíveis no país, há o risco de, como falado, a moedas perder valor, o que seria compensado pelo custo diminuído em função de novas infraestruturas e tecnologias geradas em momentos de abundância e estabilidade monetária, acontece que esses picos são pouco frequentes no Brasil, em função de uma série de fatores, e, por isso, muitos políticos acabam contornando a situação sobretaxando a classe média para evitar excesso de capital na praça, usualmente por meio de impostos sobre o consumo, tendo o combustível em destaque, devido ao fato de deter o monopólio deste mercado.

O que são títulos do tesouro direto?

Títulos do tesouro direto, nada mais é do que o documento que comprova a dívida governamental, sendo, dessa maneira, considerado o investimento mais seguro para fazer, pois está atrelado somente ao risco de o país quebrar, o que historicamente, tem acontecido apenas a nações em guerra ou que experimentaram o socialismo. Sendo assim, quando se fala em baixar a taxa de juros, pode-se entender que o governo passará a pagar menos pelo dinheiro que pega emprestado, fazendo com que a CDI (Certificado de Depósito Interbancário) se reduza em vista do custo de oportunidade entre os bancos e compila investidores a injetarem recursos no mercado.

CDI vs SELIC

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e é a taxa mínima pela qual os investidores desejam ver seu dinheiro remunerado. Ela está atralada aos títulos do tesouro direto e por isso, também, a taxa CDI. Dessa maneira, para se decidir sobre onde investir, o dono do capital leva em consideração o custo oportunidade em relação a taxa SELIC, ou seja, se a série histórica do CDI referencia uma média de 12% ao ano, obviamente, todos irão querer um investimento que remunere uma quantidade razoável acima disso, tanto para compensar a oportunidade perdida do investimento seguro, quanto para justificar o risco superior.

Série histórica CDI

Para acompanhar a série histórica do CDI de acordo com o Banco Central, é recomendado que se verifique no site da CETIP, pois, por ser a empresa responsável pelas medições, apresenta os dados mais confiáveis acerca do histórico do CDI.

CDI mês a mês

No site da CETIP, obviamente, por representar o histórico CDI, é possível seguir o CDI mês a mês. Sendo assim, clique no link e fique por dentro de um dos principais efeitos mercadológicos das políticas financeiras governamentais.

Projeção CDI

Apesar de ser possível fazer uma projeção CDI mês a mês no site da CETIP, na realidade, é necessário seguir o cenário político para tentar prever como possíveis eleitos atuarão de acordo com a experiência de mercado que permite seguir caminhos de maiores ganhos financeiros ao país que propiciariam mais estabilidade econômica para o maior percentual populacional. Entretanto, caso não disponha do tempo para esse “mundo” de análises, entre em contato com a Prospen, teremos o maior prazer em elucidar quaisquer dúvidas a respeito da projeção do CDI e muitas outras! ;-)

Simulador CDI

Em países desenvolvidos, os dados acerca do sistema bancário são fornecidos de forma aberta por meio de APIs, numa tecnologia de entrega de conteúdo chamada JSON, que possibilita a navegação de simulações e diversas interfaces gráficas, como acontece em widgets disponíveis a respeito da bolsa de valores, IBOVESPA. Dessa forma, há apenas um simulador CDI para correção de valores disponível, não é o ideal mas se encontra disponível logo abaixo.

Correção CDI

CDI investimento

Apesar de muitos procurarem por investimento CDI, na realidade a taxa CDI serve apenas como fator de acopmanhamento ou comparação quando comparada a outras possibilidades. Nessa forma, para conseguir a rentabilidade CDI, é necessário que sua escolha alcance a projeção CDI apostada para o ano, como é o caso de muitos pacotes de investimento disponibilizado pela Prospen e pelos quais adoraríamos que entrasse em contato conosco para maiores esclarecimentos sobre as parcerias que podemos solidificar, visando o melhor retorno do seu capital quando bem aplicado!

Rentabilidade CDI

Como vimos, é importante que o seu invesimento alcance, pelo menos a rentabilidade CDI, pois é o investimento considerado o mais seguro do mercado, representando, assim, a base do custo oportunidade a ser levado em conta sobre qualquer decisão acerca do que fazer com o capital duramente conquistado.

Como investir no CDI

Conforme reportado acima, o CDI é apenas uma taxa, mas é possível equiparar a expectativa acerca de como investir no CDI a taxas que podem chegar a ser, inclusive, consideravelmente maiores que a almejada inicalmente. Dessa forma, para se alcançar esse resultado, entre em contato com a gente, adoraríamos explanar quais são as possibilidades de fazer o seu dinheiro render mais em um menor intervalo de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *